Cirurgia

CIRURGIA é a especialidade da Odontologia responsável pelo tratamento cirúrgico de problemas relacionados aos dentes, ossos, gengivas e bochechas. São cirurgias relativamente simples que podem ser realizadas no próprio consultório odontológico usando anestesia local.

Os principais procedimentos realizados são:

Exodontias – é a extração de dente com finalidade terapêutica ou ortodôntica e remoção de dentes inclusos (que estão dentro do osso);
Frenectomia labial – é a remoção cirúrgica do freio labial superior que tem sido amplamente relacionado com diastema anterior (espaço existente entre os dentes superiores anteriores);
Frenectomia lingual – é a remoção do freio lingual localizado em baixo da língua e se relaciona com a língua presa;
Biópsias na cavidade oral – é a remoção de tecido vivo que são encaminhados para análise laboratorial;
Cirurgias pré-protéticas – indicadas para melhorar as condições de uma região da boca a qual irá receber uma prótese dentária.

PEQUENAS CORREÇÕES ÓSSEAS:

Implantes de pinos para próteses dentárias;

Cirurgias gengivais e periodontais – aquelas relacionadas aos tecidos de sustentação dos dentes;

Cirurgias dos 3º Molares (SISO) – é a remoção dos últimos dentes das arcadas, sendo impactados (dentro do osso) ou não, por um especialista Buco-maxilo-facial.

about_small_2

Periodontia

Periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata os problemas dos tecidos de suporte dos dentes, o chamado Periodonto, que é constituído pelo osso alveolar, ligamento periodontal, cemento radicular e gengiva.

As doenças mais comuns são a gengivite e a periodontite.

A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana e resíduo alimentar, provocando inchaço e sangramento dela. É totalmente reversível se tratado de forma adequada.

about_small_2

A periodontite é um estágio avançado da gengivite, a placa bacteriana se aprofunda e calcifica, formando o tártaro ou cálculo. Associada a isso existem os fatores como mau posicionamento dos dentes (“encavalados”), contatos prematuros (um ou vários dentes se tocam antes do fechamento total da boca) ou ainda fatores genético. Os meios de tratamento curativo são baseados na descontaminação radicular (raspagem), enxertos ósseos e gengivais

Pacientes que possuem doença periodontal devem ser acompanhados de forma sistemática e cuidadosa pelo periodontista pois esta patologia provoca a perda óssea e consequentemente o “amolecimento” do dente, levando a perda dental muitas vezes sem nenhum sinal de cárie.

Mau Hálito

O mau hálito ou halitose não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado por um especialista.
As causas mais comuns do mau hálito são as de origem bucal (90 a 95% dos casos). Dentre elas, podemos citar a língua saburrosa e as doenças da gengiva quando não tratadas.

about_small_2

A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva

Odontologia Estética

A Perfecta oferece modernos recursos em odontologia estética aos seus clientes. A modelagem estética feita com resina é um deles. A resina é um excelente material para compor partes dos dentes, podendo ser trabalhada com diferentes tonalidades e nuances para reproduzir a cor original dos dentes naturais. O clareamento supervisionado e a laser, proporciona um sorriso mais bonito e de aparência mais saudável, influenciando diretamente na auto-estima sem que haja nenhum comprometimento na estrutura dental. Pode ser feito de forma moderna e rápida através do Laser e também com manutenção caseira, sob acompanhamento profissional. As Lentes de Contato (laminados ou facetas) são finíssimas lâminas que são adaptadas na frente dos dentes para cobrir irregularidades e corrigir defeitos estéticos do sorriso. Os dois materiais mais usados na confecção de laminados são a resina e a porcelana. Para os dentes, os laminados de porcelana, por e serem muito finas, podem ser comparados às unhas postiças ou lentes de contato. .

about_small_2

about_small_1

Ortodontia

Nas crianças, proporciona a prevenção no desenvolvimento de problemas esqueléticos e funcionais mais graves, reduzindo o tempo do tratamento, reduzindo o risco de trauma nos dentes anteriores, intervindo em hábitos orais nocivos (sucção de chupeta, bico, dedo, etc), além de guiar os dentes permanentes para a posição mais favorável, melhorando a aparência da criança e aumentando a sua auto-estima. Os adultos também podem beneficiar-se das soluções ortodônticas para correção de problemas como: dentes tortos, apinhados, sobremordidas, mordidas cruzadas, arcada mal posicionada, doenças nas articulações, etc.

Implantodontia

O tratamento com implantes oferece segurança, conforto e estética e por isso vem sendo cada vez mais recomendado e utilizado pelos especialistas no assunto. Consistem de parafusos de titânio que servem para substituir as raízes dos dentes perdidos. Os parafusos são instalados nas áreas dos dentes ausentes e onde são afixadas próteses dentárias. Os implantes podem ser utilizados para a reposição parcial ou total dos dentes e proporcionam à pessoa uma vida normal com funções semelhantes às de uma dentição natural.

Odontopediatria

A primeira consulta da criança deve acontecer entre os seis meses e o primeiro ano de vida, quando nascem os primeiros dentes de leite. É de suma importância os cuidados com o seu filho desde cedo, para que tenha dentes perfeitos e gengivas saudáveis na idade adulta. Sendo aconselhável que as mães procurem um Odontopediatra ainda durante a gravidez para receber orientações sobre os principais cuidados que devem ter a partir do nascimento e em cada etapa da infância até a adolescência. É recomendável que a primeira visita não ultrapasse os dois anos de idade, quando a dentição de leite está completa.

Endodontia (Tratamento de canal)

O tratamento de canal é a opção ideal para salvar um dente comprometido (por exemplo: cáries, fraturas, etc) e que, de outra forma, teria que ser extraído. O tratamento de canal é feito por um endodontista (especialista em tratamentos de canal) e consiste na remoção da polpa (nervo) infeccionada, danificada ou morta, e no preenchimento da cavidade com material obturador.

Reabilitação Protética

Reabilitação Protética – A reabilitação tudo é feita pensando no bem-estar do paciente, consiste em promover a saúde oral, sanando qualquer irregularidade encontrada. Uma vez que as gengivas estejam saudáveis, e os canais tratados, serão corrigidos quaisquer problemas de oclusão (mordida) com implantes, próteses de transição (provisórias) ou ortodontia. Depois disso, pode-se partir para a finalização das próteses e os resultados estéticos.

As próteses fixas mais recomendadas nos casos de reposição dentária são as coroas e as pontes fixas.

As pontes fixas são cimentadas sobre os dentes existentes, ou implantes dentários, e servem para preencher o espaço onde houve perda de um ou vários dentes, recuperando a funcionalidade anterior. Estes tipos de próteses oferecem grande estabilidade, pois não podem ser retiradas como acontece com as dentaduras e próteses removíveis.

As coroas cobrem totalmente os dentes danificados e restauram o seu tamanho e forma original. As coroas podem ser feitas de metal ou cerâmica ou uma combinação de ambos. Para um resultado estético superior recomenda-se uma coroa inteiramente em porcelana.