Open/Close Menu dentista lauro de freitas, clínica odontológica lauro de freitas, cirurgião dentista lauro de freitas, dentista vilas do atlântico, cirurgião dentista vilas do atlântico, odontologia lauro de freitas, odontologia vilas do atlântico; odontologia, clínica odontológica, perfecta, perfecta odontologia, dentista, implantodontia, ortodontia, cirurgia, endodontia, periodontia, odontopediatria, prótese, prótese dentária, estética, clareamento dental
toxina-butolinica-1-min

A Toxina Botulínica, famoso Botox®, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. Apesar da toxina botulínica ser amplamente conhecida por sua utilização cosmética, a sua principal aplicação é voltada ao uso terapêutico. A utilização dessa toxina purificada em procedimentos cosméticos só foi aprovada pela ANVISA no Brasil em 2000 e nos EUA, pela FDA, em 2002.

Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva.

Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso – chamada sorriso gengival – podem escapar/ livrar-se da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não excede três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva.

 

toxina-butolinica-2-min

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

Desenvolvido por Engatilhar